Anime
Mangá
- CONFIRMAR SEU VOTO
Qual dos dois está
melhor atualmente?
Boruto Episódio 056 - Clique aqui para Assistir Online
Next Generations Capítulo 023 - Clique aqui para ler
#AVISO: Mangá 024 de Boruto: Naruto Next Generations no dia 06/05/2018, Episódio 057 de Boruto dia 10/05/2018!
Site Meter
   
Featured Content Slider
• Lista de Novas Notícias •


- Chakra -

Chakra é essencial até mesmo para as técnicas mais básicas; ele é feito moldando a energia física presente em cada célula do corpo e a energia espiritual adquirida do exercício e a experiência. Assim que moldado, ele pode ser canalizado através do sistema circulatório de chakra, que para o chakra é o que o sistema circulatório é para o sangue, para qualquer um dos 361 pontos de chakra (chamados tenketsu) no corpo. Por meio de vários métodos, sendo o mais comum os selos de mão, o chakra pode ser manipulado para criar um efeito que não seria possível de outro jeito, como por exemplo andar sobre a água, exalar fogo ou criar ilusões.

História
Moldando diferentes taxas das duas energias, novos tipos de chakra podem ser formados. A maioria dos ninjas possuem uma afinidade natural a um tipo de chakra, mas eles têm a capacidade de criar chakra elementar além da sua própria afinidade. Existem cinco tipos básicos, cada um mais forte e mais fraco que o outro, mas suas forças, fraquezas e relações com cada um são todas exploradas. Também há o uso do Yin e Yang e o balanceamento das energias físicas e mentais. Além desses cinco elementos, certas kekkei genkai podem misturar chakra elementares para formar novas naturezas, como, por exemplo, é possível combinar água e vento em gelo. Enquanto muitos ninjas podem usar mais de um tipo de chakra, muitos poucos podem usá-los simultaneamente.

Chakra Normal
Chakra normal é uma forma de energia que todos os seres vivos produzem naturalmente até certo grau. Contida em “ de chakra” que principalmente cercam e conectam-se a cada órgão produtor de chakra, a energia circula por todo o corpo numa rede chamada “sistema circulatório de chakra” (parecido com o sistema cardiovascular). Certos grupos, como os ninjas, aprenderam a gerar mais chakra e soltá-lo para fora de seus corpos através de seus “pontos de chakra” (tenketsu) para realizarem técnicas especiais (jutsu). O chakra não é normalmente visível ao olho humano, apesar do chakra poder ser visto em situações onde uma pessoa libera o máximo possível de seu chakra. Isso é raramente visto devido a certas restrições de certos pontos de chakra (Hachimon), limitando a quantidade de chakra que um indivíduo pode liberar num único momento. Chakra também pode ser visto quando se realizam técnicas específicas (tais como o Rasengan) que usam um alto nível de controle do chakra.

- Tecnicas que prescisam de Chakra -

Todos os diferentes tipos de técnicas, ninjutsu, genjutsu, dojutsu, e assim por diante, precisam de chakra. Porém, taijutsu é diferente, geralmente não requerendo chakra, e sim apenas resistência. Enquanto os ninjas ainda precisam de uma quantidade determinada de chakra para viverem (energia de força vital), taijutsu regular não requere qualquer moldagem ou manipulação de chakra (com poucas exceções). Um ataque normal como um soco ou um chute entra nessa categoria.

- O que e Chakra ? -

Chakra é a forma resultante de energia quando duas outras formas de energia são misturadas juntas. As duas energias são referidas como “energia física” e “energia espiritual”. A energia física é coletada das células do corpo e pode ser aumentada através do treinamento, estimulante e exercício. A energia espiritual é derivada da consciência da mente (a alma) e pode ser aumentada através do estudo, meditação e experiência. Fazendo essas duas energias ficarem mais fortes ira em troca tornar o chakra criado mais poderoso. Portanto, praticar uma técnica repetidamente construirá a experiência, construindo a própria energia espiritual, e com isso permitindo que mais chakra seja criado. Como resultado, o ninja é capaz de realizar a mesma técnicas com mais poder. Esse mesmo ciclo se aplica a energia física, exceto pelos métodos, que podem ser, por exemplo, exercícios.

O termo geral para a fonte de chakra, as energias física e espiritual que um indivíduo tem, é chamado de “resistência total”. A quantidade máxima de chakra que um indivíduo pode criar e reter num dado momento é chamada de “nível de chakra”.

Controle do Chakra
Chakra leva tempo e uma grande quantidade de treino para se desenvolver gradualmente. Assim, a chave não é na verdade ter chakra, mas ser capaz de controlá-lo suficientemente e conservá-lo. Todos possuem chakra, mas apenas ninjas experientes podem “moldá-lo” e “manipulá-lo” corretamente até sua extensão máxima. Moldagem do chakra envolve a extração das energias de ambas as células do corpo e da consciência da mente, em seguida misturando-as juntas dentro do indivíduo. A quantidade de cada energia diferenciará baseada no tipo de técnica que o ninja deseja executar. Em outras palavras, o ninja poderia criar muito ou pouco chakra para uma dada técnica, resultando em um uso ineficiente do chakra. Além disso, até mesmo quando um ninja pode moldar a quantidade correta de chakra, se ele não pode manipulá-lo apropriadamente, a técnica desejada ou não será tão efetiva ou não será executada. Gasto de energia também criará fraquezas como exaustão precoce, que pode comprometer a capacidade do ninja em batalhas de longa duração. Métodos de treinamento geral para melhorar a moldagem e manipulação de chakra incluem os exercícios Prática de Concentração da Folha, Ki Nobori no Shugyo e Suimen Hoko no Gyo.
Como um estágio intermediário, alguns ninjas podem manipular parcialmente seu chakra. Isso significa que eles podem usar seu chakra, mas não controlá-lo efetivamente, o que resulta numa técnica mal executada, um exemplo disso sendo Naruto ao tentar usar o Bunshin no Jutsu na Academia. Para manipular o chakra com mais facilidade, selos de mão podem ser usados. Com eles usuários podem controlar seu chakra com uma eficiência muito maior, permitindo-os executar seus técnicas mais efetivamente. Técnicas diferentes também requerem o uso de diferentes selos de mão.

Quando se cria um ninjutsu, os dois métodos de manipulação de chakra são referidos como Transformação da Forma e Transformação da Natureza.

Transformação da Forma lida com o controle da forma, movimento e potência do chakra.
Transformação da Natureza lida geralmente com a mudança das propriedades físicas do chakra em um elemento. Existe também a Transformação da Natureza do Yin e Yang, que lida com a mudança da taxa das energias física e espiritual dentro do chakra.
Esses dois métodos podem ser feitos separadamente ou juntamente para criar uma técnica.
O termo geral para a moldagem exata e a manipulação apropriada do chakra chama-se “controle do chakra”. Pessoas com controle de chakra avançado são geralmente Iryo-nin ou tipos Kanchi, ambos dos quais requere-se controle extremo do chakra para ser efetivo. Genjutsu aparentemente também requer bom controle de chakra.

Uma boa maneira de desenvolver o chakra no corpo é girá-lo numa espiral firme. Girar o chakra para a direita ou esquerda depende do modo que o cabelo do usuário cresce, seja na direção da direita ou da esquerda. Um oponente pode anular uma técnica ao absorvê-la e reverter o giro do chakra dentro de seu próprio corpo.

Chakra Elementar
Baseado em qual ninjutsu o ninja usa, a quantidade de chakra será diferente, assim como o elemento que o ninja aplica. Os cinco tipos elementares principais são também os nomes das Cinco Grandes Nações Shinobi: Fogo, Vento, Trovão, Terra e Água. Cada ninja tem o potencial de utilizar melhor um desses estilos e potencialmente mais. Os usuários do Rinnegan de alguma forma possuem mais facilidade em controlar todos os cinco elementos.
Elementos avançados como o Mokuton e o Hyoton são criados com a combinação de diferentes tipos elementares de chakra. Isso é possível com uma kekkei genkai ou tendo uma biju com tal elemento.

Porém, no primeiro filme mostrou que shinobi da Terra da Neve são capazes de realizarem técnicas de Hyoton sem uma linhagem sanguínea manipulando o gelo ao redor deles. Kajika também podia usar uma técnica de água que produzia gelo.

Outros tipos de chakra

- Chakra de Biju -
No mundo de Naruto, existem nove bestas com caudas (Biju), demônios malévolos antigos com suprimentos imensos de chakra. De fato, eles não são nada mais do que concentrações de chakra que tomaram uma forma corpórea (mente e corpo). Durante as Grandes Guerras Shinobi, a vila oculta de cada país tentou usar as biju para propósitos militares e competiram por elas. Porém, ninguém foi capaz de controlar de verdade as bestas. A única maneira de controlá-las parcialmente é selá-las dentro de um humano com poderosas técnicas de selamento. Os hospedeiros das biju são chamados jinchuriki.
Os jinchuriki podem drenar o chakra de suas biju pelo seu próprio poder; porém, usar tal chakra pode ser prejudicial ao jinchuriki, com o corpo e a mente do hospedeiro sendo influenciados ou até mesmo dominados pelo demônio. No caso de Naruto Uzumaki, quando ele usou o chakra de Kyubi e chegou na forma de quatro caudas, o chakra estava tão concentrado ao redor de seu corpo que ele queimou constantemente sua carne e reparou seu corpo logo em seguida, diminuindo seu tempo de vida. Drenar tal chakra desnatural é muito perigoso, já que a personalidade do hospedeiro é supressa pela sede de sangue animalesca da biju e a intensidade do chakra irá causar danos ao hospedeiro se usado por longos períodos de tempo. Esses efeitos adversos não são evidentes quando um jinchuriki controla sua biju, como no caso de Killer B, que quando cria uma manta de chakra ao extrair parte do poder de sua biju, não apresenta nenhum dano físico. Já que Naruto aprendeu a controlar Kyubi, esse dano pode ser evitado agora, porém isso ainda está para ser visto.

- Chakra Senjutsu -
Chakra senjutsu é o chakra necessário para realizar senjutsu, que contem a energia encontrada na própria natureza. Ela é uma fonte poderosa de energia, capaz de conceder ao ninja força e velocidade aumentadas e resistência para taijutsu, assim como também fortalecendo técnicas de ninjutsu e genjutsu. Chakra sennin é criado com uma mistura tripla e balanceamento da própria energia física e energia espiritual, assim como a energia natural da atmosfera/ar e do solo/terra. Já que as três energias precisam ser balanceadas igualmente, quanto maior for o nível de chakra de um indivíduo, maior será a quantidade de energia natural que pode ser adicionada. Apenas aqueles com tal capacidade grande de chakra pode juntar a energia natural necessária para entrar num estado poderoso chamado Modo Sennin. Além disso, somente quando uma pessoa permanece “perfeitamente firme”, sem mais interromper o fluxo da natureza ao redor dela como ondas numa lagoa, podem sentir e explorar apropriadamente a energia natural. Permanecer completamente firme por um período de tempo leva uma grande quantidade de concentração e paciência, exigindo um estado mental de muita calma e motivação.


Usando o meteorito fortalecedor de chakra, shinobi de Hoshigakure podem manipular seu chakra numa variedade extensa de habilidades ao preço de dano extremo ao seus corpos. O nome do método de Hoshigakure, Kujaku Myo (Pavão Misterioso), é baseado na manifestação pura do chakra como caudas de chakra roxo rosado parecida com as penas da cauda de um pavão.

Créditos a fonte: Naruto Wiki / Info Reformulada por: Furuki